top of page
  • Foto do escritorFernando Gamito

Julian Weigl: a rápida ascensão de um jovem maestro


Quando chegou a Dortmund, no verão de 2015, Julian Weigl certamente não pensava que meio ano depois teria o reconhecimento de que está a ser alvo após a primeira metade desta época. O jovem médio alemão assumiu desde o início um lugar no onze inicial do conjunto de Thomas Tuchel e tem sido preponderante para a boa campanha que a equipa está a realizar.


Weigl chegou aos Die Borussen proveniente do segundo escalão do futebol alemão, mais precisamente do histórico 1860 Munique, no qual deixou a sua marca ao ser o jogador mais novo, apenas com 18 anos, a erguer a braçadeira de capitão na história do clube. Apesar de a equipa de Munique ter realizado uma temporada 2014/15 de baixo nível, as exibições de Weigl despertaram o interesse do Borussia Dortmund, que pagou 2,5 milhões de euros para contratar o centrocampista.


Chegar, ver e vencer. Foi este o lema de Weigl, que desde o início convenceu o técnico Thomas Tuchel a apostar em si para a equipa titular, e certo é que o jovem médio tem sido o titular na posição anteriormente desempenhada por Sven Bender, jogador que já detinha algum peso no conjunto da Vestfália.


Atuando na posição mais recuada do meio-campo do Dortmund, Julian Weigl tem na qualidade técnica, passe, visão de jogo e sentido de posicionamento alguns dos seus principais trunfos. O jovem médio alemão apresenta-se como o distribuidor de jogo da equipa, oferecendo sempre uma linha de passe aos seus colegas, sem se esconder do jogo. Os dados do médio falam por si, no que diz respeito à sua preponderância no capítulo do passe: é o terceiro jogador com melhor média (mais de 90%) no que concerne a passes concretizados esta temporada na Bundesliga.


Porém, não apenas no capítulo defensivo Weigl tem tido notabilidade nesta época de afirmação. A sua elevada estatura é fulcral no processo defensivo do Dortmund, principalmente em bolas bombeadas pela equipa adversária para o seu meio-campo, mas também de forma a intercetar de forma célere o ataque oponente. No entanto, terá ainda de melhorar ao nível de índices físicos, nos quais ainda demonstra alguma debilidade, pois esse é um fator fundamental para um bom desempenho na posição em que joga.


A rápida ascensão de Julian Weigl no futebol alemão já despertou a cobiça de alguns tubarões do futebol europeu, e até Pep Guardiola deixou palavras bastante positivas em relação ao desempenho do jovem médio, que já soma 29 partidas nesta temporada pelo Borussia Dortmund. Se mantiver o nível exibicional ao longo da segunda metade da época, irá certamente continuar a ser um jogador chave para o Borussia Dortmund.


*Texto originalmente publicado em Bola na Rede a 21 de janeiro de 2015.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page